12/08/2010

Conversa entre mulheres

Estudo demonstra que hipnose pode ajudar mulheres a enfrentar biópsia de mama.


   Um estudo apresentado no final de novembro em um grande congresso médico demonstrou que o relaxamento provocado pela hipnose reduziu a ansiedade e dor sentidas por mulheres submetidas a biópsia de mama. Além disso, o procedimento levou menos tempo, possivelmente por que as mulheres estavam num estado relaxado, reduzindo o estresse da equipe médica.



   O estudo, realizado pelo Beth Israel Deaconess Medical Center e a Harvard Medical School em Boston, foi apresentado no encontro da Radiological Society of North America, de acordo com o site de notícias científicas EurekAlert!



   "A hipnose pode ajudar muito as mulheres a enfrentar a biópsia de mama," afirmou a Dra. Elvira V. Lang, professora adjunta de radiologia da Universidade de Harvard. "Esta é uma tendência guiada pelos consumidores. E já estamos testemunhando o início dela."



   De acordo com o site EurekAlert! , participaram do estudo 236 mulheres que se submeteram a biópsias com agulha de grosso calibre. Setenta e seis mulheres receberam cuidados padrão, 82 mulheres receberam cuidados com atenção empática estruturada, com uma pessoa encarregada de ser responsiva às suas necessidades, e 78 mulheres induziram relaxamento auto-hipnótico. Um assistente de pesquisa treinado lia um script de indução hipnótica, instruindo as pacientes a virar os olhos para cima, fechando-os, respirando profundamente, concentrando-se em uma sensação de flutuação e invocando com todos os sentidos um cenário agradável de livre escolha.



   Os pesquisadores compararam fatores, incluindo níveis de dor e ansiedade, tempo e custo do procedimento. A ansiedade aumentou no grupo de cuidados padrão, permaneceu o mesmo no grupo de atenção empática e diminuiu no grupo de hipnose. Os grupos de empatia e de hipnose relataram um nível significativamente menor de dor do que o grupo padrão. Tempo e custo não diferiram significativamente, mas o grupo de hipnose registrou o tempo mais curto e também o menor custo.



   "Os resultados mostram que métodos não farmacológicos podem ser muito poderosos e sem efeitos colaterais," afirmou a Dra. Lang. "Os resultados ampliam suposições anteriores a respeito das intervenções mente-corpo, no sentido de que o relaxamento auto-hipnótico pode ser aprendido muito rapidamente, na mesa de procedimentos, sem custo adicional, desafiando a noção de que várias visitas ao consultório ou preparações são necessárias."



   O instrutor de relaxamento auto-hipnótico também ensinou às pacientes uma 'ferramenta' de superação que poderiam usar posteriormente para aliviar a ansiedade.



   "Esta pesquisa adota uma proposta holística que combina 'alta-tecnologia' com 'alta-sensibilidade' que respeita as necessidades de mulheres durante períodos tensos que envolvem a biópsia de mama," disse a Dra. Lang, acrescentando que o método tem sido aplicado com sucesso em outros procedimentos.

Por: Gastão Ribeiro
FONTE: nbc4.com

Tradução: www.sbhh.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário